terça-feira, 31 de outubro de 2017

GENEBRA DE CALVINO (1)




Estive em Genebra anos atrás e foi um impacto estar pisando pela primeira vez naquela terra, um dos berços da Reforma Protestante do século XVI. Conheci alguns lugares que quero destacar:

A Catedral de St. Pierre cuja construção se deu no período de 1150-1250. Ela foi construída sobre uma antiga igreja do século IV. Vale ressaltar que aquela Catedral gótica teve sua fachada adicionada no século 18. Existe um acesso pelo qual qualquer pessoa pode subir até o topo da torre para uma vista panorâmica da cidade.  

Foi-nos informado que Calvino pregou naquele templo todos os dias em que morou em Genebra. A Catedral possui um bonito órgão de tubos. Hoje funciona como igreja e local para eventos culturais.

Em 1976 arqueólogos acharam um sítio arqueológico num andar abaixo da catedral de St.Pierre. As escavações estão sendo feitas até hoje. Dá para ver um Santuário Cristão do século IV, uma cripta do século XI e um piso de mosaico do século V. Ao lado da Catedral existe uma Capela, cujas imagens foram retiradas.

Outro edificio que merece atenção é o Auditorio Calvino (capela John Knox). Trata-se  de uma capela em estilo gótico onde John Knox pregou entre 1556 e 1559. Hoje, cultos em inglês, alemão e italiano são ministradas nos domingos. Quando estive lá, naquele auditório se reuniam em horários diferenciados as igrejas da Escócia (presbiteriana), a igreja Evangélica Valdese (igreja reformada de língua italiana) e a igreja holandesa.
Naquele local foi traduzida a Bíblia para a língua inglesa, que ficou conhecida como a Bíblia de Genebra (1556-1559).
É chamado de Auditório porque serviu de sala de aula para Calvino e Beze ensinar aos estudantes da época.


MONUMENTO DOS REFORMADORES SITUADO NO PARC DES BASTIONS

Um dos cartões postais de Genebra é o Monumento dos Reformadores. Construído entre 1909 (400 anos do nascimento de Calvino) e 1917, composto de estátuas de 5 m de altura e que prestam homenagem aos principais reformadores de Genebra como:

Theodore de Bèze (1513-1605), o primeiro reitor da Academia; foi um teólogo protestante francês que desempenhou um papel importante no início da Reforma Protestante. Foi discípulo de João Calvino e o sucedeu na liderança da Igreja em Genebra.
Calvino 1509-1564, o papa dos reformadores. João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509 — Genebra, 27 de maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, que continua até hoje. Esse ramo do protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça, Holanda, Inglaterra, Escócia, Estados Unidos, entre outros. Genebra tornou-se definitivamente num centro do protestantismo europeu e João Calvino permanece até hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça, pelo seu envolvimento político e espiritual. Um interessante detalhe é que Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade.
Farel (1489-1565). Guilherme Farel, francês, foi um dos primeiros a pregar a Reforma em GENEBRA. Convidou João Calvino para reorganizar a vida religiosa de Genebra.
Knox (1505-72) liderou a reforma protestante na Escócia e exigiu que todas as paróquias tivessem escolas.
Existem 10 estátuas, sendo as principais, as já citadas. Há dois muros com os nomes de Lutero e Zwinglio.
         Atrás das estátuas tem a inscrição que foi a divisa da reforma e de Genebra: “Post tenebras lux” - Após as trevas, a luz. Fiquei muito feliz em ver aquela inscrição mostrada pelos guias turísticos. Em 100 metros de muro você percorre 450 anos da história do protestantismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário