terça-feira, 10 de outubro de 2017

ONDE ESTÁS?


ONDE ESTÁS?
O Coaching é um processo que trabalha com perguntas ao invés de traçar o caminho para as pessoas percorrerem. Uma das narrativas mais antigas da Bíblia, no livro do Genesis, nos fala do diálogo de Deus com Adão e Eva. Segundo Raquel Fonseca no prefácio do excelente livro Os segredos do Coaching Cristão, essa foi a primeira sessão de Coaching registrada.

A primeira pergunta que Deus faz é: “Onde estás”? Respondeu Adão: “Ouvi o som do Teu caminhar no jardim e, vendo que estava nu, tive receio; por esta razão me escondi”! Deus faz uma outra pergunta: “e quem te fez saber que estavas nu? Comeste, então, da árvore que te proibi de comer”?

“Foi a mulher que me deste por auxiliadora; ela me deu do fruto da árvore e eu comi” respondeu o primeiro homem. Ao que Deus perguntou à mulher: “que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: “a serpente me enganou e eu comi”. Esse texto está narrado em Gn. 3.9-13. 

Deus queria que Adão dissesse qual era o seu estado atual. “Onde estás”? Deus sabia onde ele estava, mas era preciso que ele próprio declarasse isso. 
Uma coisa fica clara. Adão não usou da sua auto responsabilidade. Ele passou a culpa para Eva e esta, para a serpente. Ainda hoje fazemos do mesmo jeito. Muitas vezes não assumimos a nossa responsabilidade no trabalho, na sociedade, na família, no transito e sempre a colocamos em outrem.

Deus continua nos perguntando hoje: “........ Onde estás? ”


Carlos Alfredo Coach                                                                        25-09-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário